julho 24, 2008

Estica...Encolhe...

Que é como quem diz engorda e emagrece.

A minha relação com a balança começou a ser de amizade/ódio por volta dos 15 anos.....sempre fiz exercicio...fui federada em Patinagem Artistica desde os 6 ans até aos 15 (Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional - Paio Pires :) ) mas desde a adolescencia que sempre fui bem constituida.

Tive alturas mais gorda outras nem tanto....

A juntar á minha gulodice tenho o factor tiroide...é que aqui a jeitosa da minha tiroide não funciona bem o que tb não ajuda muito.

Em 2004 resolvi que queria ser magrinha, magrinha!!! Pesava na altura cerca de 65 kg e vestia o 42.....
Procurei uma clinica fiz uma consulta com uma endocrinologista (visto o meu problema de tiroide tinha de saber se podia fazer os tratamento propostos pela clinica).
Plano alimentar, juntamente com tratamento (2 vezes por semana, num dia fazia endermologia e envolvimento com lamas e noutro dia fazia corrente seguido novamente de envolvimento com lamas) e de 15 em 15 dias fazia uma sessão de mesoterapia. Comecei no inicio de Março e em Junho estava com 53kg e vestia o tamanho 34 / 36.
Mas.......
Quando comecei os treinos para engravidar, que começaram em finais de Fevereiro (2006) e eu engravidei em Abril começou a engorda....no dia em que tive a primeira consulta, 24 de Maio estava eu grávida de 5 semanas pesava 57kg.......no dia 8 de Janeiro dava entrada na maternidade e pesava 83 kg!!!
Perder todo este peso não foi fácil....e é agora que vêm as dicas para as meninas que querem perder peso.
Não aconselho a dizer a partir de hoje estou de dieta e~corto com tudo que engorda......errado...o nosso organismo tem que ser re-educado aos pouco senão vai ressentir-se da falta de açucar e hidratos de carbono e vêm as dores de cabeça, má disposição, irritabilidade e vontade redobrada de "pecar".
Eu continuo a comer doces, em especial gelado que adoro!! Mas foi reduzindo a quantidade de comida e fazendo a estratégia de compensação, ou seja, se como algo mais calórico na refeição seguinte corto nos farináceos.
Por norma o meu plano alimentar é o seguinte:
- pequeno-almoço: 1 iogurte;
- meio da manhã: 1 iogute ou uma peça de fruta;
- almoço: raramente como carne....quase sempre peixe cozido ou grelhada acompanhado só de legumes cozidos + 1 café sem açucar nem adoçante;
- lanche: 1 peça de fruta ou 1 iogurte e por vezes acrescento meia torrada com pouca manteiga;
- jantar: 1 prato de sopa ou saladas ou carne branca com legumes;
por vezes antes de deitar como 1 peça de fruta ou 1 iogurte.
Aos domingos permito-me pecar....normalmente vamos comer fora e não dispenso a minha tarte Wisky ou uma outra sobremesa.....uma ou outra vez como gelado depois do jantar.
O importante é irmos ajustando a dieta ao nosso organismo, não estabelecer metas demasiado rigidas pois isso só irá fazer as pessoas entrarem em stress. Se possível juntar exercicio fisico e/ou tratamentos de cosmética á dieta. Os cremes anti-celuliticos se aplicados com regularidade de manhã e á noite são uma ajuda.
Se houver disponibilidade financeira aconselho vivamente a mesoterapia em especial a pessoas, que como eu, têm a gordura localizada em determinada zona do corpo. Eu por exemplo sou do tipo pera....sou estreita da cintura para cima e mais larga da cintura para baixo sendo que a gordura se acumula sempre na zona entre os joelhos e a bunda.

Mais importante de tudo é sentirem-se bem....claro que se se gostar da imagem que está no espelho é 3/4 de caminho para uma pessoa mais confiante e segura mas isso não implica necessáriamente as celebres medidas 86-60-86.

Usem e abusem da caixa de comentários para colocar dúvidas....entre todas/os iremos obter as respostas para uma vida mais light :)

10 comentários:

Isabel disse...

Olá! Eu felizmente não tenho problemas com a gordura. Embora a minha mãe (para me animar?) me diga que também era assim e que de repente começou a inchar.
Eu sempre comi mal, tanto em quantidade como em qualidade. E, infelizmente, nem mesmo com as crianças melhorei a minha alimentação. Meço 1,78m e peso 58/59 Kg (sim, sou uma girafa!). Só engordo quando engravido: aí sim, tenho uma fome de leão, e engordei 17Kg na gravidez dela e 22Kg na gravidez dele. Mas depois lá recupero (pronto, ficou uma banhazita ligeira na barriga).
Mas tenho lá em casa um senhor "fortezito" que de vez em quando acha que deve fazer dieta. De todas as vezes que tentou, a que resultou mais foi quando associou os cuidados com a alimentação com o exercicio fisico no ginásio. Acho que é muito importante. E não partir logo para a dieta radical, como dizes e muito bem.
Um grande beijinho e boa dieta!
PS - O desfralde continua a correr bem? Espero que sim!

Alexandra disse...

Bom eu cá sou daquelas que acho que devemos sentir-nos bem com o nosso corpo...e se temos umas gramas a mais porque comemos o belo de gelado mas estamos de bem com tudo que mal tem?

beijos a comer como deve ser :)

Isabel disse...

Cota, tu? Imagino! ;-)
Beijocas!

Docinho disse...

Fase LIGHT é algo em que não posso pensar muito... AGORA!!!!

Beijo "a engordar"

Vendas disse...

Olha que post tão útil, adorei!!!

Felizmente eu não tenho problemas de excesso de peso e acredita que como tudo e mais alguma coisa e nas quantidade que desejo. Na gravidez engordei 7 KGs que depressa perdi e ao fim de 4 meses de o Dado nascer, já pesava 52 Kgs, para 1,63 cm é pouco, as pessoas diziam que estava magra de mais e efectivamente estava...mas o Dado era uma criança muito difícil e eu demorei meses a chegar aos 57 Kgs. Actualmente ando entre os 58/59 Kgs, que o meu médico diz que está muito bem para a minha estatura! Sinto-me bem com este peso, tenho é alguma celulite, a malvada, mas tenho tido preguiça de combatê-la, vai andando por aqui até me chatear com ela...
Mas para quem precise de emagrecer deixaste aqui dicas fantásticas!

Beijinhos e bom fim de semana

Bailarina disse...

Não tenho dicas para ti, até porque eu estou a ficar com uma barriguita nada bonita! mas as massas e os gelados são a minha paixão!eheheh! beijos

Mamã Pirata disse...

Gostei da tua sinceridade e da tua ajuda ao expor o assunto.As vxs é mm um assunto tabu ,n sei pq .Acho que todas nós em determinada altura da vida,temos um pneu que nos chateia.

Eu sempre fui bom garfo,na gravidez engordei 25kg ,passados 6 meses ja os tinha perdido,mas agora acho que n estou bem e ando a "cortar".
Como mtos iogurtes e tento fugir ao máximo a comidas pesadas.Tem dias que ando bem ,outros tenho fome.
PQ para quem gosta de comer, o andar a iorgurtes e seus derivados n é alimento.
Os doces sao a minha perdição.

Espero que ctg resulte.Boa dieta.

Bjs á tua menina.

disse...

Obrigada pelas dicas ;)

O ideal mesmo é cozer a boca :S

Beijinhos

Isabel disse...

O mundo é muito pequeno! És a segunda bloguista que reconhece a empresa onde trabalho por causa de um post que publico. O outro post foi sobre a Páscoa, em que nos deram um chocolatinho. O teu marido também recebeu?
Beijocas!

Ana disse...

Mãe:
se recebeu n chegou a casa :))))

Bjs