agosto 20, 2010

Nós por cá (ou post em jeito de resposta à Maria)

Faz hoje 3 semanas que saite do teu casulo meu pequenito. O balanço que fazemos destes primeiros dias:

Martim: até vêr, e tirando o dia de ontem que estiveste cheio de gases e como consequencia choraste o dia todo, és um bebé muito calmo. O tipico come e dorme, e depois de ter tido uma Bárbara que gritava o dia inteiro o que eu pedi um bebé assim! Mamas bem e tens engordado num média de 210 / 220gr por semana. Na terça feira fomos ao peso e estavas com 3,550kg. Estás crescido, aliás na consulta que fizemos no pediatra com 9 dias de vida já medias 53,4cm o que levou á conclusão que foste mal medido quando nasceste. Já temos vários fatinhos postos de lado porque já não esticas as pernas com eles vestidos. Tens uns olhos azuis lindos, e eu torço para que fiquem assim ou verdinhos como os da mãe. Continuas amarelito o que faz com que passes os dias na espreguiçadeira junto da janela. És lindo!

Bárbara: radiante com o irmão desde o primeiro dia. Passa a vida de volta dele a dar-lhe beijos. Connosco está mais arisca. Se a contrariamos sai logo um "já ninguem gosta de mim" ou "Já não és minha amiga". Paciência em doses grandes é necessária nesta fase. Contráriamente ao que eu pensei aceitou muito bem o facto do irmão dormi no nosso quarto e ela não. De manhã e á noite enquanto dou de mamar ao irmão deita-se em cima das minhs pernas á espera que acabe para em seguida vir ela para o colo beber o leite no biberão. Se já sofria de mãezite a coisa acentuou-se.....mãe para tudo, embora se tenha ligado mais ao pai já que como ele esteve um mês em casa entre férias e licença iam todos os dias os dois para a praia ou piscina...noto-os mais cúmplices e eu adoro vê-los assim. No mesmo dia em que o irmão foi ao pediatra tb ela fez a consulta dos 3 anos e sete meses. Está com 16kg e 104cm. O pediatra em relação ao que observou disse que está uma verdadeira senhorinha...com uma linguagem muito desenvolvida e muito graciosa (babaaaa). Está á uma semana em casa dos avós....vamos hoje buscá-la para o nosso ninho voltar a ficar completo.

Eu: uma semana antes do Martim nascer começei a passar "Purelan" nos peitos...erro craso pois fiz alergia e fiquei com os peitos um desgraça, gretas, pele a escamar....Ele pegou muito bem no peitó mas como estavam fragilizados a coisa não foi fácil.....a juntar a isto tive muito colostro e ao segundo dia subiu o leite em força.....fiz um principio de uma mastite...valeu-me uma enfermeira no turno da noite de domingo para segunda....uma santa que me ajudou muito e fez com que eu não tivesse de secar o leite como me foi sugerido tal era o estado em que tinha o peito. Da cesariana tal como da primeira vez a recuperação foi rápida e sem dores. Continuo com as hormonas aos saltos. As duas primeiras semanas tivemos a casa cheia...primeiro com os meus pais e depois com a minha irmã/cunhado/sobrinho e se a ajuda soube bem estava a precisar de silencio....aproveitei esta semana para estar sózinha com o meu pequenito....estavamos os ois a precisar. Choro por tudo e por nada...a ausÊncia da mana tb não tem sido fácil mas foi o melhor para estabelecermos algumas rotinas com o Martim. Estou a precisar de perder peso mas ando com uma vontade desesperada de doces.....acho que esta semana em vez de emagrecer engordei....tenho de entrar na linha com urgencia. Não tenho roupa para vestir...ainda só entro num par de calças da era pré-grávida e os meus tops de pré-gravida não têm botões na frente o que dificulta a amamentação fora de casa. Temos de ir ás compras.

Pai: Tem sido, como da primeira vez, uma ajuda preciosa. Ontem foi a primeira vez que eu dei banho ao Martim...esta tarefa é sempre assegurada por ele, assim como as trocas de fraldas quando está em casa.

E assim andamos por cá.

4 comentários:

Maria disse...

Obrigada pelo post!
Fico muito feliz por parecer que está tudo a encaixar-se na perfeição!
Ó minha querida, não estás tu a ser exigente de mais contigo própria? Foste mãe há tão pouquinho e estás tão magrinha!
Descansa bastante e aproveita bem o teu Martim! Tudo de bom para vocês e muitos, muitos beijinhos para todos

Daniela disse...

tenho andado um pouco ausente, vi agora que já nasceu,muitos parabens tudo de bom para voçes;)
beijo enorme

carmo pinto disse...

que bom tudo a correr bem...ai ai essas hormonas!
se puderes sim vai ás comprinhas para desanuviares e levares os pequenote a apanhar luz !
jinhos minhas queridas e querido!
;)

Algures no Oeste disse...

Regressei hoje de férias, acho que ainda não te tinha dado os parabéns pela chegada do Martim.
Um grande beijinho e votos de tudo a correr bem.