março 17, 2008

Andar...

A propósito do post da Ana Luísa :

A Bárbara como tenho referido ainda não anda....ora isto tem gerado muita confusão na cabeça de outras pessoas...e a pergunta repete-se a uma cadência diária: "já anda?".....A resposta deixou de ser um "Ainda não. Está preguiçosa. Gosta só de gatinhar" entre sorrisos para um simples "Não..." com sorriso mt amerelo ou simplesmente sem ele.

Confesso que quando ela chegou aos 10 meses sem gatinhar comecei a ficar preocupada. Eu sei que cada criança tem o seu ritmo mas lembrava-me sempre das palavras que tinha ouvido durante a gravidez.
Estava eu grávida de 8 meses mais coisa, menos coisa, quando encontro num centro comercial uma antiga colega de universidade acompanhada da sua filhota, com uns 4/5 anos. Conversa puxa conversa e ás tantas pergunta-me quem me estava a seguir...lá disse que era a Dr.ª MJ e ela diz-me que foi seguida pea colega dela...que partilha o gabinete ao lado na clinica e que faz parte da equipa dela. Pergunta-me onde faço as eco....respondo que no próprio consultório. Diz-me que tb tinha feito o mesmo mas que se tinha arrependido...que pelos vistos tinha pouco liquido e que nunca foi detectado...que durante o parto a bebé ao puxarem a bebé devem ter dado algum jeito e que a criança não andava. Que todos diziam que cada criança tinha o seu ritmo mas que foi necessário muita fisioterapia e aparelhos nas pernas para que a filha andasse. Estas palavras sempre fizeram eco na minha cabeça....hoje estou mais descansada porque a Bárbara gatinha tudo e só não anda por preguicite...quando está distraida fica em pé sózinha e agarrada desloca-se.

Mas irrita-me um pouco as pessoas perguntaram constantemente...Então já anda?! NÃO!

4 comentários:

María disse...

Se ela andasse arranjavam outra coisa para perguntar...há pessoas que não se metem no lugar delas, mesmo!

Só é preocupante se não andar a partir dos 18 meses, pelo que tenho lido, por isso não te preocupes. Ela pode ainda não se sentir segura para andar. Pé descalço é o melhor :)

Bjnhos grandes

Princesa Bárbara disse...

Não te preocupes com isso querida.

Comigo passou-se a mesma coisa, a minha Bá só começou a gatinhar normalmente aos 12 meses e a andar aos 14, por isso, como vês cada criança tem o seu tempo...

Realmente irrita, os comentários das pessoas, mas enfim... não há comentários...

Princesa Bárbara disse...

Beijinhos para os 3

Ana Luísa disse...

Cada criança tem o seu ritmo mas, de facto, estes comentários irritam e vão sendo por 'fases'... Primeiro era porque não tinha dentes, depois não andava, agora é porque não fala...
Às vezes acho que é falta do que fazer...
O Francisco começou a andar aos 13 meses mas a "sério" e sem medos, só aos 14 ;)
Beijinhos!