outubro 31, 2007

Junta as tuas meias ás minhas...



Estão a realizar uma campanha de recolha de meias para distribuir pelos sem abrigo de Lisboa.

Acho uma boa iniciativa e como tal já me inscrevi para participar!!
Junta-te tb!!

Mais informações aqui.

outubro 29, 2007

Rescaldo

A receita de sexta não foi muito bem aceite :(
Utilizei cuscos e como são bolinhas pequeninas algumas não ficaram bem passadas pela varinha. Cada vez que entrava uma bolinha na boca ela engasgava-se....se não fosse isso tinha comido tudo...mas assim não!
Valeu-me a sopa que ainda tinha do dia anterior e a sobremesa...sim porque tb preparei uma sobremesa do dito livro: Pêra com ameixas secas e ela gostou...e o bacio tb...sempre que ela tiver com dificuldade em fazer os sólidos já sei o que lhe dar :)

Continua constipadita :( Muita tosse...ranho....mas boa disposição!
Fomos passar o fim de semana a casa dos meus pais para festejar o aniversário da avó.
Lá andaste atrelada ao primo a dar-lhe beijinhos e a puxar-lhe as orelhas, sim porque agora andas com uma fixação nas nossas orelhas!!

E hoje já estamos de volta ás nossas andanças....esta semana mais pequenininha!!!!!

outubro 26, 2007

Alimentação


Estou um bocadito saturada de fazer sempre sopa de legumes para a rapariga só variando se coloco carne ou peixe....vai dai hoje vou fazer-lhe uma receita do livro "1, 2, 3 Uma colher de cada vez". Frango com brócolos e massinhas!

Vai ser a estreia dela com as massinhas e com o molho béchamel....vamos vêr se gosta!

outubro 25, 2007

Parabéns mãe...



Parabéns mãe por seres quem és....por estares ao nosso lado nos dias bons e nos menos bons.
Parabéns mãe por teres cuidado de mim...
Parabéns mãe pelo amor que dás á minha filha...

Agora compreendo muito melhor o que é ser mãe....
Parabéns mãe...

Decoração

Desde domingo que temos uma nova peça decorativa cá em casa:

Há quem lhe chame pote, penico, bacio...enfim...nomes não lhe faltam.
Neste momento devem estar-se a rir...a Bárbara é muito pequenina para fazer as necessidades no bacio...
A verdade é que já á algum tempo que notava que a Bárbara pouco depois de acordar fazia cócó, assim como antes do banho fazia sempre xixi.
Vai dai surgiu a ideia luminosa....pés a caminho e lá fui no domingo á Zippy.
Cor de rosa como se quer :)
Na segunda feira nem me lembrei do dito cujo mas na terça quando lhe estava a preparar o banho tirei-lhe a fralda e sentei-a no bacio. Lá ficou entretida a brincar com um boneco e a verdade é que quando a tirei para lhe dar banho lá estava o xixi.
Sorte pensei...
Ontem de manhã acordou e coloquei-a novamente no bacio...fez xixi e eu fiquei toda contente e tirei-a....burra....porque devia ter esperado mais um bocadito...é que quando lhe pus a fralda ela fez a parte sólida...novamente ao final do dia antes do banho....bacio...xixi...
Hoje acordou e tunga...bacio....e desta vez sim..xixi e cócó...
Claro que está a ser incentivada com muitos aplausos quando a tiro do bacio e muitos beijinhos....vamos vêr se continua assim.
A ideia não é que ela deixe já de usar fraldas...acho muito cedo....mas se ela aos poucos se for habituando ao bacio na altura certa será mais fácil...digo eu.

outubro 23, 2007

Saudades...

Foi o que senti ontem á noite quando te tinha nos meus braços e tu mamavas o teu biberon....
Saudades de te ter assim pequenina ao meu colo....de quando te dava de mamar...ali encostadinha a mim....sentir o teu calor....apertar-te contra mim...

Não trocava estes meses em que cresceste por nada mas não deixo de ter saudades do tempo em que eras a minha bébé pequenina....em que dormias ao meu lado na tua alcofinha.


Quando terminaste de beber o leitinho fiquei ali contigo ao meu colo...a sentir o teu cheirinho, a fazer-te festinhas, a dar-te beijinhos......a recordar...
Não fui capaz de conter as lágrimas que teimaram em rolar pela face....não lágrimas amargas as sim lágrimas doces...de ternura...de saudade...

Eras tão pequenina... tão frágil...tão minha...

Tenho saudades mas não quero que o tempo volte para trás....quero que continues a crescer, a ganhar asas, a voar, a ter sonhos, a ter alegrias e a ter tristezas....porque também faz parte da vida...e por muito que queira não vou poder proteger-te de tudo e todos....faz parte do teu crescimento...assim como as quedas que agora dás na tentativa de te deslocares....choras e chamas mamã...e eu.....eu estou lá e sempre estarei minha eterna bébé....

outubro 22, 2007

Fim de semana

Este fim de semana levámos a Bárbara á Feira Do Bovino Leiteiro :)
Vimos por lá póneis, cavalos, bois, vacas....

Ela gostou....não teve medo dos animais apesar da próximidade com eles e de alguns terem dimensões consideráveis :)

No domingo fomos ao parque dar comidinha aos patos....outra das actividades que a piolha gosta.

E assim, entre mimos, passeio e brincadeiras se passou mais um fim de semana. Agora, mais uma semana começa...e o natal aproxima-se a passos largos!



Nota: Como podem vêr nas fotos a minha mãe levou-me á cabeleirreira para cortar o cabelo...é que eu ficava muito gira com ganchos mas andava com a mania de os tirar e pôr na boca e antes que houvesse algum acidente....

outubro 19, 2007

Coração cheio

É como fico quando chego contigo ao infantário e todos os meninos dizem "Bom dia Bárbara!"

De coração cheio é como me sinto quando todos fazem filinha para te vir dar um beijinho!!

A transbordar de alegria é como fico quando de manhã chegamos e pedem para te sentar na mantinha junto deles, que estão a vêr os desenhos animados....mesmo que fiques de costas para a TV, o que eles gostam de te ter ali no meio deles....

De coração cheio é como fico por vêr que os meninos da sala grande gostam de ti....que todos no infantário te dão beijinhos, miminhos....que és acarinhada...

De coração cheio é como fico por te vêr feliz :)

outubro 17, 2007

Natal

Ontem quando fui buscar a Bárbara ao infantário tive a confirmação de algo que me deixou triste.

No inicio deste mês houve uma reunião com os pais e educadoras para apresentação do programa de actividades para este ano. Entre as mesmas estava, claro está a festinha de natal.

Pelo que sei nos outros anos a festa decorria do seguinte modo: da parte da manhã cada salinha fazia a sua actuação seguia-se almoço convivio com os pais e da parte da tarde havia a actuação dos pais. Isto é, havia pais que se organizavam em grupos e faziam várias actuações desde teatro, cantar até dança.

Ora eu que me estreio nestas andanças achei fabuloso, até porque acho importante conhecer os pais e amigos dos nossos filhos, é com estes meninos que, neste caso a Bárbara, passa grande parte do seu tempo, e eu confesso gosto de conhecer os outros bébés, os seus pais....enfim...

Marcou-se então uma outra reunião para organizar os diferentes grupos e a partir dai cada grupo iria gerir os seus ensaios.

Aqui a je inscreveu-se logo no teatro, acho piada a estas coisas :) Para surpresa dos que foram á segunda reunião num universo de mais de 70 crianças compareceram 8(???) mães/pais. Mas pensou-se que tinha a vêr com o facto de estar nessa noite a chover e tal....afixou-se as inscrições na entrada do infantário....no entanto mais nenhum pai/mãe se inscreveu...e por isso a festa de natal vai ser só com as actuações das crianças.

Fiquei trste pela inércia dos pais...acho que não é um sacrificio tão grande dispender de uma ou duas noites por semana para ensaiar uma paródia para os nossos filhos. Os do berçário, onde se inclui a Bárbara não iriam ligar muito a vêr os pais a fazer palhaçadas porque ainda são pequenitos, embora por essa altura a Bárbara e os amiguinhos estejam praticamente a completar um ano. Mas eles são só oito..o grosso dos meninos tem entre 3 e 5 anos. Ora nesta idade já iriam apreciar e muito digo eu.

Além de achar importante para os miudos acho que era importante para os pais...para se conhecerem para partilharem experiências....enfim....para confraternizarem um pouco...

Fico triste por as pessoas pensarem apenas em si....não fazerem esforços....mas pronto...pade ser que para o ano seja diferente.

outubro 16, 2007

Mudanças

Estamos em mudanças tb aqui no blog.....até ao final do dia iremos ter um novo look....

Nota: E para já ficamos com este visual.

Novo ciclo se inicia

Uma página nas nossas vidas que se vira, um ciclo que termina.
Ua nova fase começa agora na minha ida...na tua...na do papá.

Estou bem...feliz...serena.

Deixo para trás colegas que trabalharam lado a lado comigo....uns mais que outros :)
Novos irão surgir....

Acima de tudo passo a ter mais tempo para mim, para ti, para o papá...
Deixo de fazer 96km para chegar ao escritório e passo a fazer uns miseros 18km, e esta razão chegava e sobrava, mas o destino ás vezes preganos partidas...e esta foi das boas...um novo ciclo começa...uma nova etapa se inicia e eu estou pronta para a agarrar.

O mau tempo a passar

Já estás melhor...ontem não tiveste febre já comes melhor, ainda não a 100%, mas devagar voltamos ao normal.

Continuas com bastante expectoração o que dificulta um pouco a respiração em especial quando estás deitada. No entanto esta noite já dormiste um soninho descansado até às 7h.

Um dos dentinhos está mesmo a sair.....logo vou tentar que me deixes vêr se ele já está cá fora....os outros estão pelo mesmo caminho. Penso que dentro de uma semana vais ter 6 dentes :)

Gatinhar continua a não fazer parte do teu vocabulário mas já queres ficar de pé e quando tens apoio, do sofá ou no parque, já ficas uns bocaditos em pé sózinha.

Estás grande e começas agora a fase das birritas....o que pelo que tenho lido noutros blogs está na moda nos meninos/as da tua idade.

Continuo a amar-te cada dia mais (como se fosse possível)!!!!

outubro 15, 2007

Doi doi

O fim de semana trouxe a febre.....39ºC :(
Fomos controlando a dita com o Ben U Ron e hoje de manhã já não tinhas....não tens apetite...só queres comer coisas frescas como iogurte ou frutinha fresquinha....deve aliviar os dentinhos, mas o anel de dentição não queres que esteja fresco...acho que te arrefece as mãozitas e não gostas.

Esta noite foi péssima.....estávas cheia de sono e querias dormir mas tinhas o nariz todo entupido e atrapalhavaste com a respiração.....acordavas constantemente....e que aflição me fazia....aspirei o nariz contigo aos berros pois é coisa que não gostas....coloquei o vaporizador no quarto e lá acalmavas um pouco....

Foste para o infantário....mais porque não tens febre, está bem disposta e tenho esperança de que comas melhor ao pé dos outros meninos.....estou em alerta vermelho.....se tiveres febre ficaram de me ligar para te ir buscar....vamos vêr como corre o dia.

PS: Ex.mos Sr.s dentinho fazem o favor de sair de uma vez para deixar a minha bébé em paz? Ah e já agora se não for pedir muito para a próxima pode vir só um de cada vez.....obrigada pela atenção.

outubro 12, 2007

A noite

A noite de ontem correu muito bem....foste para a tua caminha sem resmungar :)
A única diferença foi que antes desta temporada com a mamy ficavas na tua camita davamos-te umas palmaditas no cuzito e tu lá ficavas sózinha até que adormecias....ontem quiseste ficar de mão dada comigo até adormeceres :) Tb demorou uns 5min....e lá ficaste a nanar até ás 7h.

Estás com a gengiva de cima uma verdadeira lástima.....4 dentes a romper de uma vez é dose...tadinha da minha piolha, mas apesar disso andas sempre bem disposta com um sorriso para toda a gente...

És um doce meu amor!!

outubro 11, 2007

Um sono doce

Nos ultimos dias tens dormido comigo...e sabe muito bem :)
Gosto de te vêr a nanar na penumbra do quarto....com um ar sereno, doce, meigo....
Fico ali...acordada a teu lado a disfrutar destes momentos.....tu....tens de estar sempre em contacto comigo...como a precisar de saber que eu estou ali...que não vou embora....
Dormes....fazes uma festinha na minha cara...confirmas que estou a teu lado...e sorris....eu a olhar para ti, a disfrutar...fico com um sorriso de orelha a orelha :)

As teorias dos livros são boas mas a realidade de te ter a meu lado a nanar é ainda melhor....mas....a tosse já passou por isso hoje regressas á tua caminha, ao teu quarto....vamos vêr como corre...depois de quase uma semana a dormir comigo.

É fina a miuda...

Alguem pode explicar sff á minha rica e adorada filha que a sopa do dia anterior é boa na mesma??!

Sua Ex.a Sr.ª D.ª Piolha Bárbara acha que a sopa só é boa se for feita no próprio dia...
Np inicio achei que era mero acaso....mas passadas 3 semanas de experiência cheguei á conclusão....sempre que lhe dou sopa que tenha sido feita na véspera ela torce um bocado o nariz e deixa sempre um bocadito....
E não tem a vêr com o facto de comer dois dias seguidos a mesma sopa, porque ao fds eu faço a sopa para o almoço e jantar e ela come tudo!!

Próxima etapa...congelar a sopa....vamos vêr se tb não gosta...

É fina é.....dois tostões de gente e já com manias :)

outubro 09, 2007

Cadeira

Embora a Bárbara ainda não tenha os 9kg estamos a pensar mudá-la do ovo (Creatis) para uma Cadeira do Grupo I. De facto a piolha é grande e embora dos lados tenha ainda espaço no ovo as viagens deixaram de ser confortáveis para ela (embora ainda durma as suas belas sonecas mal o carro entra em movimento :) ), isto porque vai com as pernocas todas encolhidas e quando as estica, coisa cada vez mais frequente a cebeça já fica metade fora do ovo...sim porque já é complicado fechar a capota.

Portanto e apesar do Grupo I ser dos 9 aos 18kg vamos avançar para outra cadeira.

O problema é qual?!

Já a experimentámos em todas as recomendadas na Proteste ela fica muito bem em todas (lá está...é grande e a cabeça já fica totalmente apoiada nos apoios laterais). Por isso gostava de saber opiniões de quem já usa estas cadeiras....vantagens e desvantagens dos diversos modelos.

Obrigada...

Tosse

Ontem como de costume por volta das 23:30h fui dar o leitinho á Bárbara...tudo normal...bebeu o biberão todo e eu aconcheguei a roupa e fui para o meu quarto.

Como não estava com muito sono fiquei a lêr um pouco.....passado 30/40 min, oiço a pequenita a tossir...normal...ainda está meio constipadita...tossiu 4/5 vezes e ficou sossegada.

Não sei porquê (talvez instinto de mãe) pensei que o melhor era ir espreitar.
Entrei no quarto iluminado pela luz de presença e até me deu uma coisinha má...
Com a tosse a Bárbara tinha vomitado o leitinho e estava com a cabeça toda cheia de leite...era leite na cama, leite no chão e a minha filhota a dormir como se nada fosse.

Tirei-a da cama e com o pai lá a despimos toda e limpámos o melhor que pudemos porque ela continuava a dormir :(

Lá foi directa para a minha cama dormir comigo. O resto da noite passou muito bem...sem tosse...sem acordar...serena...só acordou eram 7h para pedir leitinho.

Por acaso eu estava acordada e fui lá ao quarto dela....mas penso e se eu estivesse a dormir?? O mais certo era no meio do sono pensar que estava tudo bem e não ligar visto que ela não chorou e a tosse passou logo...

outubro 08, 2007

9 meses!!!

Fazes hoje nove meses meu tesouro!
Por esta hora estava a dar entrada na Clinica....estava calma, tinha o papá comigo.
Estes meses passaram a correr...parece que foi ontem e já passaram 9 meses...daqui a pouco estás a completar o teu primeiro aniversário :)

A constipação parece que se está a ir embora...a vêr vamos....apesar de teres andado a vomitar devido á tosse, estivestes estes dias sempre bem disposta....hoje voltaste para o infantário....vamos vêr como corre o dia.

Tivemos a consulta dos nove meses na sexta e parece que a tua constipação tb se deve ao facto de teres os 4 (!!) dentes de cima a rebentar (não sabem vir um de cada vez...).

Estás bem, elegante como manda a moda :)

Peso: 8,100kg (~P50)
Comp.:74cm (~P95)
P. Cef.: 43,5 (~P50)

Estás bem...crescida....desenvolvida...muito mexida ( o médico ao fim de estarmos lá 3h disse que percebia perfeitamente o porquê de comeres tão bem e não engordares...não páras quietinha um segundinho....ah pois é...mas tb quando "aterras na caminha por volta das 8h da noite apagas logo :) ).

outubro 03, 2007

Doente....

E pronto chegou o frio e a chuva e com ele uma constipação :(

Ontem quando acordaste tinhas ja o nariz um bocadito entupido....nada de especial....não tinhas febre estavas bem disposta e foste para o infantário.
Quando te fui buscar á tarde estavas rouca mas muito bem disposta....ao lanche tinhas vomitado um pouco da papa com muita expectoração mas, segundo a educadora, estiveste sempre muito bem disposta....febre não havia.

Disse que hoje ias ficar em casa mas pediram para te levar....andavas tão bem disposta que és a alegra da sala, além disso como amanhã é o dia do animal os meninos do berçario e da sala de aquisição de marcha vão levar os seus animais de estimação para o infantário. Os bicharocos vão lá estar hoje e amanhã....são dias diferentes...

Dormimos as duas esta noite...o papá foi para o outro quarto e tu ficaste comigo. Estavas nas tuas sete quintas.....tão agarradinha a mim.....tantos abraços que me deste durante a noite e beijinhos...tão mas tão bom!!!!

Passaste a noite com dificuldade em respirar pelo nariz....mas não acordaste....eu não consegui dormir quase nada ... de manhã acordaste bem disposta mas muito rouca...queres colinho e miminhos....fui deixar-te no infantário mas vou lá á hora de almoço vêr como estás.....febre não há para já...só mesmo expectoração...

Melhor não deves de vir porque estão os 8 bébés constipados.....espero é que não piores...

MAis do que cansada pelo pouco que dormi estou preocupada...custa muito vêr-te assim e não puder fazer nada :(

outubro 01, 2007

Quase 9 meses...


Estás quase com nove meses minha ternura.
Estás a crescer muito rápido...por vezes temo não acompanhar o teu ritmo...
Fazes muitas gracinhas mas estás preguiçosa para começar a gatinhar....também ainda não mostras muito interesse para te colocares em pé...se te colocar e apoiar ficas contente mas tu mostrares iniciativa....nada...acho que tb ainda é cedo...
Continuas a comer muito bem!!
Gostas de todas as sopas....peixe, carne, legumes...marcha tudo....comes normalmente 480ml de sopa, o que dá um prato normal cheio até ás bordinhas! Ainda comes fruta por cima....bebes 250 ml de leite, ou melhor de papa porque misturo 3 colheres de sopa de Nestum de Arroz ao leite e fica tipo papa fluida, por voltadas 23:30h e mais 150ml da mesma papa ao acordar (7h). Ao lanche comes alternadamente 1 iogurte natural com uma peça de fruta e duas bolachas ou 200ml de papa.
Posto isto não admira a quantidade de fraldas que sujas :)
Tb não sei muito bm o que fazes ao que comes porque não és uma bébé muito gorda....tb é certo que não páras quieta um segundo.
Continuas a dormir das 20:30h ás 7h.....o biberão das 23:30h é dado contigo deitada e a nanar na tua caminha...
Gostas de adormecer de mão dada comigo....quando adormeces troco a minha mão pelo Doodoo e ficas agarradinha a ele....

Aos meus olhos estás linda!!

Parabéns Avó!


Parabéns á minha sogra, tua avó, que ontem completou mais um aniversário.

Obrigada por ter gerado e criado o meu marido, teu papá....
Obrigada por ser minha e tua amiga....

Sei que a tua avó gosta de mim como se tb fosse filha dela e me trata como tal...que te adora e te ama muito....

Parabéns por mais um aniversário....que se repita por muitos anos mais.